O vice-presidente da Comissão Especial de Estudos do Direito Penal da OAB/RJ, Luis Flávio Souza Biolchini, e a presidente da Comissão de Cultura Jurídica da subseção da Ordem em Niterói, Tânia de Albuquerque, foram empossados como membros efetivos, na sessão ordinária desta quarta-feira (11/9), pela presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez. “Fazer parte do IAB era um sonho antigo, que hoje se realiza, por iniciativa dessas duas mulheres valorosas, que são paradigmas da advocacia brasileira”, afirmou Tânia de Albuquerque, em referência à presidente do IAB e a Margarida Pressburger, que a indicaram ao Instituto. A nova consócia atuará na Comissão da Mulher, presidida por Deborah Prates, presente na sessão, e que tem Margarida Pressburger como 1ª vice-presidente.
Em seu discurso de posse, Tânia de Albuquerque disse também que “o IAB, onde princípios republicanos fizeram morada, é o guardião do nosso futuro e da nossa sobrevivência, enquanto nação”. Ao saudá-la, Pressburger falou: “Tânia não foi minha amiga de infância, mas é minha amiga de militância em muitas lutas”.
Luis Flávio Souza Biolchini, que fará parte da Comissão de Direito Penal, afirmou que, quando estudante de Direito, compareceu a vários seminários realizados no plenário histórico. “O IAB sempre foi para mim um espaço de intenso debate acadêmico e democrático”, disse o novo consócio, indicado ao Instituto por Carlos Jorge Sampaio Costa e Marcia Dinis.
“Será mais um soldado do IAB na defesa da democracia nos atuais tempos sinistros que enfrentamos”, afirmou Carlos Sampaio. “É um jovem intelectual e advogado promissor, que prestará grandes serviços ao IAB”, complementou Marcia Dinis.